Secretarias

27 de May | 09:23

Sintego garante gestão democrática em Trindade

Em novembro, os diretores das escolas de Trindade serão escolhidos via eleição direta, com participação de toda a comunidade escolar. A decisão é fruto de negociação do Sintego com a prefeitura municipal. A informação foi repassada pelo prefeito Jânio Darrot, à comissão de negociação da entidade, formada pelo diretor de Assuntos Jurídicos da Central, Pedro Soares, pelo presidente da Regional, Wildes Rodrigues, pelo vice-presidente, Alaôr Dorneles, e pelos  diretores Arquidones Bittes e Rui Alves.

 

Durante a reunião, o Sintego voltou a cobrar o cumprimento integral da Lei 11.738/08, com o pagamento do Piso salarial, respeitando a carreira do magistério municipal. Trindade é um dos municípios goianos, cujos professores nunca tiveram o salário pago de acordo com a legislação. Atendendo justificativa de complementação de estudo de impacto nas contas, nova audiência para tratar do assunto ficou marcada para a quarta-feira (29).

 

“A lei foi aprovada há cinco anos e os recursos para pagamento dos professores vêm do Fundeb, as prefeituras já tiveram tempo mais do que suficiente para adequar a folha à lei, então, é estranho esse argumento, mas vamos aguardar até quarta-feira e definir que providências tomar para que os professores de Trindade recebam o Piso”, disse a presidenta do Sintego, Iêda Leal.

 

Licença maternidade e plano de saúde
Na reunião, foi anunciado que a prefeitura vai seguir a lei federal e estender a licença maternidade das professoras de Trindade para 180 dias e toda a categoria terá cobertura de plano de saúde, por meio de convênio assinado com o Ipasgo.

 

Dia 4 de junho, a categoria se reúne em Assembleia, às 17h, na sede do Sintego.

 

Imprimir